segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Copiar e colar, pode?
Site de informação é condenado por danos morais
O IG ( Internet Group do Brasil ) foi condenado pela 47ª Vara Cível do Rio de Janeiro a indenizar em R$ 20 mil por danos morais Ulisses Raphael Costa Mattos Júnior. O site plagiou testos do autor, que escreve para o concorrente Cocadaboa. A decisão foi da juíza Andréa Gonçalves Duarte, que entendeu que , ainda que não tenha havido cópia integral dos textos, ocorreu a contrafração, ou seja, a modificação da obra com a intenção de se negar sua real autoria.
“As modificações dadas possuem, claramente, o intuito de disfarce dos textos. No entanto se verifica que naqueles veiculados pelo IG nenhuma alteração substancial foi feita. Não há demonstração de criatividade”, afirmou a magistrada.
Andréa Gonçalves Duarte enfatizou que , nesse caso, o meio de informação ( Internet) não torna a obra anônima e nem retira do seu autor o direito sobre a mesma. “ A internet aqui funciona somente como veículo e não gerou normatização jurídica inédita. O que a lei protege é a livre disposição da obra pelo autor, que tem o arbítrio de autorizar ou n ão sua reprodução”, finalizou.(Disponível em http://srv7.tj.rj.gov.br/publicador/exibirnoticia.do?acao=exibirnoticia&ultimasNoticias=1127)
Fundador da Wikipedia alerta universitários sobre risco de erro da Folha Online.Jimmy Wales, fundador da enciclopédia on-line Wikipedia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebi- dos pelo executivo, os alunos usam informações do site, muitas vezes erradas, para fazer seus trabalhos.“Vocês estão na faculdade; não devem citar enciclopédia”,afirmou Wales, segundo o site The Register. A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipedia prejudicou suas notas.“Me ajude. Tirei uma nota baixa porque usei informações da Wikipedia que estavam erradas”, exemplificou o fundador, citando um e-mail. O The Register afirma que o executivo coloca toda a culpa nos alunos, sem admitir que alguns dos verbetes publicados não condizem com a verdade.Este tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipedia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tendem a ser mais precisos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas. ( Disponível em http: // www1. Folha.uol.com.br/folha/informática/ult124u20203.shtml)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O papel das tecnologias na vida e na formação dos professores e gestores escolar.

A tecnologia atualmente faz parte da vida de qualquer pessoa, ela chegou e sem percebermos foi ocupando o nosso dia –a- dia. Hoje acordamos com o toke do celular, logo após vem a Tv , o radio que ouvimos logo pela manhã, o dinheiro na hora e em qualquer lugar nos caixas eletrônicos , o exame médico, o computador que usamos para digitar essas atividades, o blog que estamos começando a usar agora, enfim em tudo isso vemos e sentimos a tecnologia no nosso dia-a-dia sem dar muita importância, mas é só algo acontecer, e uma pequena pause neste enorme processo, que nos leva a refletir a falta que tudo isso nos faz.
A tecnologia esta dando oportunidade a todos os profissionais da área de buscar uma formação via online, nos mais diversos cantos do nosso pais, sem ser preciso abandonarmos a nossa profissão, mas se a tecnologia esta tão presente em nossa vida diária ela não poderia esta fora da escola, mas sim auxiliando o trabalho dos educadores , gestores e coordenadores do processo educativo, através de novos conhecimentos de troca de experiências, de formação continua entre outros, mas infelizmente ainda encontramos escolas onde não há esse recurso ( internet) ou os professores ainda se encontram resistentes a essa ferramenta que pode ser tão útil e nos não sabemos explorar para auxiliar de fato o nosso trabalho e a nossa formação.
As vezes ficamos procurando motivos para tanto abandono ou desmotivação dos nossos alunos pela escola, mas imagine só, um adolescente “antenado” vem para a escola e nós só usamos os mesmos métodos de quando fomos alfabetizados. Que atrativo tem a escola, se ele pode encontrar fora dela: salas de bate-papo, Orkut, msm, blogs , num processo interativo onde ele pode criar e recriar suas paginas, e nos não conseguimos trazer nenhum desses elementos para auxiliar nossas aulas.
Eu acredito muito na educação, temos que vencer esses medos e encarar as “verdades”, pois as tecnologias estão ai, ligando o mundo em apenas alguns segundos e não dá mais para correr dela. Agora é a hora ( se já não esta passando) de aprendermos ou logo estaremos fora do processo de ensino, pois os programas de governo estão caminhando cada vez mais para que essa ferramenta entre de vez em nossas salas e para ficar.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


A criação da internet


A internet foi criada com o objetivo de auxiliar os cientistas e empresários para a comunicação interna e a troca de documentos e experiencias.

Primeiramente, os americanos começaram a criar a comunicação entre computadores, realizaram estudos juntamente com os ingleses para criarem a web, mas as redes ficaram somente em seus países. Vint Cerv criou a WEB, que seria a comunicação entre os computadores e Benet-Lee com dois meses de trabalho, criou a www abrindo a rede para todas as pessoas, dando a liberdade de entrarem em contato com o mundo virtual, tendo as vantagens de procurar, pesquisar, se informar e até se comunicarem, sem discriminação às classes sociais.

Com toda essa surpreendente evolução, a internet se tornou conhecida e utilizada mundialmente por todos os tipos de classes sociais.